quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

 
 Breve história da Web 2.0

O termo Web 2.0 foi utilizado pela primeira vez pela empresa norte americana O'Reilly Media. A história da web 2.0 começou em uma série de conferências sobre o tema, desde então começou a ganhar forma e o termo foi amplamente utilizado. Embora pareça, o termo Web 2.0 não se refere a uma estrutura diferente da própria Internet ou mudanças de ordem técnica, e sim a forma como ela é encarada pelos usuários. A segunda geração da Internet é baseada em plataforma wiki (a Wikipédia é um exemplo disso)   A proposta da Web 2.0 é o compartilhar e a criação de novos conhecimentos através de redes sociais e conteúdo colaborativo.
    Tim Berners-Lee tinha uma visão da World Wide Web como uma ferramenta que criou os conhecimentos recolhido através da interacção e colaboração humana. Web 2,0 é um estágio de desenvolvimento em que a Web evoluiu nesse sentido objectivo. A maioria dos analistas define a Web 2.0, em termos de ferramentas que promove participação na criação de conteúdo e interacção social. Isso só tende a elaborar e surgir novas listas de novas aplicações de software ou pedidos de "We Are The Web".
Web 2.0 - seguindo exemplos de Tim O'Reilly e Danah Boyd - é o que se encontra nestas ferramentas: o que a torna tão importante e útil.

Sem comentários:

Enviar um comentário